terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Inovação e excelência: um oceano azul de oportunidades
ARTIGO
Inovação e excelência: um oceano azul de oportunidades
Por Rafael Melo
Rafael Melo, é bacharel em Relações Internacionais e diretor comercial
da Casa Nobre Comércio Importação e Exportação
rafael@casanobre.net
Dentre os grandes problemas enfrentados hoje pelas empresas para se manterem na ponta do mercado temos a forte competitividade dos concorrentes, a evolução constante dos produtos e consumidores cada vez mais seletivos. Estes fatores sujeitam os rumos do mercado a uma série de intempéries.
Se comparado o mercado a um oceano, toda esta velocidade e ferocidade tornam suas águas conturbadas, agitadas, que resultam em um oceano violento: um oceano vermelho. Do outro lado deste oceano vermelho, encontra-se o oposto, um oceano azul. Profundo, calmo e repleto de oportunidades. É desta forma que Chan Kim e Renée Mauborge, autores da “Estratégia do Oceano Azul” enxergam o mercado no que tange uma estratégia para sucesso das empresas modernas.
A constante luta contra a concorrência, por uma pequena parcela do mercado de um produto com inúmeros similares no mercado caracteriza a vida no oceano vermelho. Empresas que nadam por este oceano têm suas margens de lucro reduzidas e expectativas de crescimentos mínimas. Este é o processo que significativa parcela das empresas realizam atualmente.
A estratégia para o mercado moderno é buscar o inexplorado, ampliar suas possibilidades e, consequentemente, potencializar seus lucros. Porém, para alcançar este oceano azul as empresas devem deixar de brigar com o concorrente, voltando sua estratégia de mercado para o desenvolvimento de seus produtos e criação de uma nova demanda para ele. Inovação, praticidade e desejo passam a ser palavras chaves deste processo.
Desta forma, o sucesso das empresas não se encontra em disputar seu espaço com os concorrentes, mas sim por conquistar um espaço “incontestável” no mercado. Espaço este que lhe garante liderança, bons lucros e demanda crescente. Porém, para atingir tal estágio é necessário excelência de seu produto ou serviço, que alie praticidade, conveniência, necessidade, enfim, um alto custo-benefício para o usuário. Desta forma, a empresa supera a concorrência em função de um produto/serviço que lhe confira destaque e garanta seu acesso ao oceano azul de oportunidades.
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