terça-feira, 29 de abril de 2008

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES PROF. FLAVIO PACHECO


FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES
PROF. FLAVIO PACHECO

Aplique os princípios do “Oceano Azul” em seus negócios

W. Chan Kim e Renée Mauborgne são autores do livro Blue Ocean Strategy[1], publicado em 37 países, inclusive em português. Trata-se de uma teoria sobre pensamento estratégico que está tendo grande sucesso, junto a Governos, grandes e pequenas empresas. Kim esteve no Brasil em seminário da HSM e o Presidente da EFC teve oportunidade de estar com ele. Vale a pena entender os fundamentos da teoria do “Oceano Azul” e procurar pratica-la.

A vida normal da empresa tem sua rotina comercial e tecnológica, que Kim chama de “Oceano Vermelho”. Essa estratégia encontra a forte concorrência, tem problemas de preços, se debate no mercado. Nele as empresas lutam para manter suas fatias de mercado, tentar manter a rentabilidade, enfrentar e superar problemas fiscais, tributários, bancários em um dia - a - dia pesado, que consome as energias dos sócios e de seus executivos. Essa luta diária e sanguinolenta é que produz o “Oceano Vermelho”.

A estratégia do “Oceano Azul” nasce a partir da análise do “Oceano Vermelho”, isto é, da rotina normal da empresa. Ao invés da batalha sangrenta para enfrentar cotidianamente a concorrência, a busca dos diferenciais do “Oceano Azul” procura espaços mercadológicos únicos, onde a concorrência ainda não chegou e nele a empresa possa crescer forte. Trata-se, pois de um movimento estratégico, uma busca e encontro de uma inovação de valor, que resulte em uma forte mais valia para a empresa e para os compradores de seus produtos e serviços. Desta maneira, a concorrência se torna praticamente irrelevante por certo tempo.

“Kim e Mauborgne enumeram seis princípios que ajudam a empresa encontrar seu “Oceano Azul”, princípios esses decorrentes de uma ampla pesquisa feita em trinta diferentes tipos de empresas e negócios. Os seis princípios mostram como 1) reconstruir as fronteiras do mercado, 2) criar focos bem definidos, 3) ir além da demanda existente, 4) montar estratégias com sequenciamento correto, 5) superar as barreiras organizacionais e 6) conseguir operacionalizar a estratégia escolhida.

Uma boa implementação do “Oceano Azul” começa por um reconhecimento do “Oceano Vermelho” da empresa, no qual se caracterizam seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas oportunidades e suas ameaças, por uma análise “SWOT” [2]. Conte com a EFC para passar do seu “Oceano Vermelho” para se “Oceano Azul”. Através de nosso programa “VISÃO GLOBAL RUMO AO AZUL”.

O que é o programa “VISÃO GLOBAL RUMO AO AZUL”?

Trata-se de um projeto que ajuda as empresas acharem seu “Oceano Azul” através de um processo de análise da empresa e de como ela está em seu “Oceano Vermelho”.

Esse processo de análise se faz por um exame global da situação da empresa, dentro dos seguintes módulos:

M1: Módulo Financeiro: analisa a estruturação dos ativos e passivos da empresa, através do exame de seus últimos três balanços e do exame da Demonstração de Resultados desses períodos; visa determinar indicadores de liquidez, solvência, endividamento, rentabilidade e compará-los com padrões do mercado;

M2: Módulo Comercial: analisa os mercados nos quais a empresa trabalha; seus concorrentes principais; as características de seus produtos e serviços em confronto com os da concorrência; as estruturas de seus preços e condições de pagamento em comparação com os da concorrência; faz uma análise dos pontos fortes da empresa, de seus pontos fracos, das oportunidades e ameaças,

M3: Módulo de Processos, Estrutura Organizacional e Recursos Humanos: analisa os aspectos internos da empresa, buscando verificar sua adequação ao sucesso do seu futuro; determina qual seu organograma, seus principais macro processos, o perfil dos seus principais executivos, seus níveis de motivação, o clima empresarial;

M4: Módulo de Busca do “Oceano Azul”: a partir do entendimento de qual é o “Oceano Vermelho” da empresa, por um processo de reuniões com seus executivos e com o uso de “brain storming” se mapeia as características do possível “Oceano Azul”; essas reuniões são preparadas com antecedência e se baseiam na leitura do livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esse módulo faz também o planejamento da implementação, determinando as principais atividades, seus atores, prazos e orçamentos.

M5: Módulo de Acompanhamento: através de um processo de comparação dos eventos planejados no módulo 4 e a realidade ocorrida, se faz a correção dos desvios rumo ao “Oceano Azul”.
[1] Edição em Português: estratégia do Oceano Azul, Editora Campus/Elsevier.

[2] Análise “SWOT”: de “Strength, Weakness, Opportunities, Threats”.

O que é o programa “VISÃO GLOBAL RUMO AO AZUL”?

Trata-se de um projeto que ajuda as empresas acharem seu “Oceano Azul” através de um processo de análise da empresa e de como ela está em seu “Oceano Vermelho”.

Esse processo de análise se faz por um exame global da situação da empresa, dentro dos seguintes módulos:

M1: Módulo Financeiro: analisa a estruturação dos ativos e passivos da empresa, através do exame de seus últimos três balanços e do exame da Demonstração de Resultados desses períodos; visa determinar indicadores de liquidez, solvência, endividamento, rentabilidade e compará-los com padrões do mercado;

M2: Módulo Comercial: analisa os mercados nos quais a empresa trabalha; seus concorrentes principais; as características de seus produtos e serviços em confronto com os da concorrência; as estruturas de seus preços e condições de pagamento em comparação com os da concorrência; faz uma análise dos pontos fortes da empresa, de seus pontos fracos, das oportunidades e ameaças,

M3: Módulo de Processos, Estrutura Organizacional e Recursos Humanos: analisa os aspectos internos da empresa, buscando verificar sua adequação ao sucesso do seu futuro; determina qual seu organograma, seus principais macro processos, o perfil dos seus principais executivos, seus níveis de motivação, o clima empresarial;

M4: Módulo de Busca do “Oceano Azul”: a partir do entendimento de qual é o “Oceano Vermelho” da empresa, por um processo de reuniões com seus executivos e com o uso de “brain storming” se mapeia as características do possível “Oceano Azul”; essas reuniões são preparadas com antecedência e se baseiam na leitura do livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esse módulo faz também o planejamento da implementação, determinando as principais atividades, seus atores, prazos e orçamentos.

M5: Módulo de Acompanhamento: através de um processo de comparação dos eventos planejados no módulo 4 e a realidade ocorrida, se faz a correção dos desvios rumo ao “Oceano Azul”.

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